ENTENDA A MEDICINA DO ESPORTE

Apesar do nome, a Medicina do Esporte não lida somente com atletas. É uma especialidade médica que cuida da saúde tanto de atletas profissionais como de pessoas que desejam praticar algum tipo de exercício físico, envolvendo o exercício e o esporte.

Médico do Esporte e sua função 

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista Marcelo Monteiro, pós-graduado em Medicina esportiva, o médico do esporte tem importante papel no acompanhamento da saúde e do bem-estar físico do atleta ou não atleta. “Ele orienta o paciente nas questões de avaliação e pré-participação de exercícios, considerando a idade e o tipo de exercício a ser praticado, pois conhece a fisiologia do organismo no exercício, que é bastante diferente da fisiologia do organismo ‎em repouso e da medicina curativa” explica o médico, ressaltando que alguns problemas como arritmias e insuficiências vasculares podem se manifestar apenas no organismo sob o estresse do exercício e do esporte.

Monteiro também orienta em relação á prevenção e tratamentos das lesões que possam acontecer no decorrer de exercícios e dos esportes. Além disso, aponta que este tipo de medicina atua nos cuidados de algumas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, utilizando o exercício e o esporte como fator de saúde.

Prevenção

Segundo Marcelo Monteiro, com o tipo de modalidade esportiva que é praticada, existe maior propensão em ocasionar um determinado tipo de lesão. “Quem pratica atividades como futebol, esqui e handebol, por exemplo, exige muito dos membros inferiores e isso pode ocasionar lesões nos joelhos e tornozelos. Quem pratica atividades como a natação e o tênis tende a lesionar os ombros e cotovelos” avalia alertando que existem muitos métodos para fazer a prevenção. Filmagens de gestos esportivos, treinamentos de força, de equilíbrio e de reflexo são alguns deles.



Performance humana

Para melhoria do desempenho, é importante maximizar a aptidão natural das pessoas, com treinamentos e avaliações especificas.

“No caso dos atletas profissionais e de alto rendimento, o médico do esporte também orienta sobre os perigos de usar substâncias ilícitas como forma de ganhar rendimento. O uso crônico de testosterona e anabolizantes pode acarretar danos à saúde, favorecendo o aparecimento de cânceres e distúrbios endocrinológicos” diz Marcelo Monteiro, finalizando: “Se você quer realizar esportes e praticar atividades físicas regulares de modo bem direcionado e obter efetivamente os benefícios à saúde, procure um especialista em Medicina do Esporte e tenha um atendimento personalizado”.


Serviço:

Dr. Marcelo Monteiro – Ortopedia e Medicina Esportiva

Endereços:

Ipanema


Rua Visconde de Pirajá, 303, sl 403 – Edifício Boutiques de Ipanema.

Barra da Tijuca

Avenida Jorge Cury, 550, sl 243 – Américas Medical City.

Telefones: (21) 3088-7855 / (21) 96444-9826

www.drmarcelomonteiro.com.br

Comentários