Alimentos que ajudam a manter a imunidade alta


'Em casos de surto, como o da Covid-19, uma pessoa com a imunidade alta tem maiores chances de se recuperar mais rápido', esclarece o médico endocrinologista Dr Danilo Mentrop.





A alimentação é fundamental para a saúde do corpo e pode colaborar para o aumento da imunidade. Em tempos de pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, esse é um fator importante a ser considerado, já que pessoas com imunidade baixa fazem parte do grupo de risco.

Segundo o endocrinologista Danilo Mentrop, pós-graduado em metabologia esportiva pela Universidade de Havard, nos Estados Unidos. Não existem alimentos que impeçam o vírus de contaminar o ser humano, mas uma alimentação adequada pode ter impactos significativos no tratamento. “Em casos de surto, como o da Covid-19, uma pessoa com a imunidade alta tem mais chances de reduzir os sintomas, impedir a piora do quadro e se recuperar com rapidez”, esclarece Mentrop.

Saiba quais nutrientes ajudam a melhorar a imunidade e suas principais fontes. No entanto, não basta incluí-los na dieta, é preciso evitar alimentos doces, gordurosos, fast e junk foods. “Beber pouca água e dormir mal também são ações que podem reduzir a imunidade”, afirma o especialista.





Veja a seguir 9 alimentos que aumentam a imunidade, segundo os especialistas:

1. Frutas cítricas
Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico.


2. Verduras
Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta. Isso porque, assim como as frutas cítricas, essas verduras têm vitamina C.


3. Legumes
Pimentão, cenoura e tomate também podem ser aliados para o aumento da imunidade. Isso porque o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate infecções e estimula as células imunológicas.


4. Grãos
Os grãos, principalmente feijão, soja, grão de bico e ervilha, também dão uma força à imunidade do corpo. Eles fornecem vitaminas B, importantes para o metabolismo energético, e ferro, que age na manutenção do sistema imunológico.

5. Oleaginosas
Oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes são fontes de zinco, nutriente crucial para o bom funcionamento do sistema imunológico.


6. Leite
O leite, especialmente se for enriquecido com vitaminas, contribui como fonte de proteínas que repõe as energias nas células. Isso ajuda a aumentar a imunidade do corpo.


7. Carnes
As carnes vermelhas e brancas são ricas em proteínas e minerais como o zinco. Ambos ajudam no fortalecimento da imunidade e, consequentemente, no combate ao coronavírus.


8. Gengibre
Além de reduzir a inflamação e a dor, o gengibre tem uma ação estimulante e ativa os passos iniciais da resposta imune. É possível fazer chás com a raiz da especiaria, enquanto o pó pode ser adicionado em sucos e receitas.

9. Mel
O mel pode ser um grande aliado ao sistema imunológico. Ele contém substâncias que agem como antibióticos naturais, agindo de forma bactericida e antisséptica. É recomendado no tratamento de problemas pulmonares e da garganta, só não deve ser fervido para não perder suas propriedades.



Danilo Mentrop é pós-graduado em Endocrinologia e transformou seu corpo e sua vida para melhor. Decidiu que seu objetivo profissional, é ajudar as pessoas a alcançarem a mesma satisfação que conseguiu para si, um corpo ideal sem prejudicar a saúde. Além de fazer acompanhamento de atletas profissionais, de competição e de alto rendimento.

Participou de dois cursos de Metabologia do Esporte, ministrados pelo grande Dr. Hamilton Junqueira e recentemente por um curso de atualização em endocrinologia em Harvard.Atua principalmente na área de emagrecimento, definição e na de ganho de massa muscular.

Formação em medicina pela Universidade Iguaçu.
Pós-graduado em Endocrinologia pela IPEMED.
Curso de atualização em endocrinologia em Harvard.

Contato: @drdanilomentrop

(21)972128369









Comentários