Rotoplastia: técnica utilizada no tratamento do câncer no fêmur



Recentemente a mídia internacional publicou uma matéria sobre o caso da menina britânica Amelia Eldred, de 7 anos, diagnosticada com um tumor maligno no fêmur da perna esquerda que, após a quimioterapia, teria a perna amputada.

Ainda durante o tratamento, os médicos optaram em realizar um procedimento chamado rotoplastia, onde retiraram o tumor e reimplantaram a parte inferior de sua perna ao contrário, com os pés virados para trás. Desta forma, o tornozelo pode fazer os mesmos movimentos que caberiam a um joelho.

Nos últimos dias, muito se falou sobre a eficiência deste tratamento e o impacto do procedimento na vida do paciente. Como é a vida depois da rotoplastia? Quais os tratamentos que se deve fazer após passar pelo procedimento?

De acordo com o oncoortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, o procedimento não é novidade na Oncologia Ortopédica. “O procedimento foi descrito por Van Ness há algumas décadas. Após a ressecção dos tumores ósseos e dos tecidos adjacentes como pele e músculo, o tornozelo é rodado 180° e é reimplantado no fêmur”, explica o especialista.

Abaixo Bragança explica sobre a técnica:

1 – Esse tipo de tumor no fêmur é comum?
Marcelo Bragança: O osteossarcoma, apesar de infrequente, é o tumor ósseo maligno mais comum no fêmur de crianças e adolescentes.

2 – Como conseguimos identificar? Tem algum sintoma?
Marcelo Bragança: Os sintomas do osteossarcoma são dor e aumento de volume na região acometida.

3 – Como funciona a rotoplastia? Por que caiu em desuso?
Marcelo Bragança: A substituição da articulação do joelho pela do tornozelo cria um novo joelho funcional com um coto mais longo do que na amputação simples, o que facilita a adaptação à prótese no futuro. Embora tenha sido uma ótima solução no início, atualmente é realizada em casos específicos devido à existência de outros métodos e por criar um aspecto antinatural que influencia na aceitação do paciente, cria estigmas e gera danos psicológicos, principalmente nas meninas após a adolescência.

4- Quais os benefícios da rotoplastia nos pacientes?
Os benefícios são uma tentativa de cura muitas vezes eficaz com a manutenção do movimento da perna realizado agora pelo tornozelo. 


Serviço:

Dr. Marcelo Bragança

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, sala 1026 – Botafogo.

Telefone: (21) 3239-5000

www.oncoortopedia.com.br

Comentários