Quando ouvimos de algumas pessoas que após os 30 anos o metabolismo muda e fica mais lento e por isso as pessoas não emagrecem mais com facilidade, pode saber que é a pura verdade.
Segundo estudos realizados na Universidade de Alabama, nos Estados Unidos, é possível acelerar o metabolismo de forma simples e eficaz, mesmo depois de certa idade.
De acordo com o médico Leandro Gago, que atua em Nutrologia, isso significa que, se adotarmos certos hábitos no nosso dia a dia, podemos voltar a ter aquele metabolismo que tínhamos há 10 anos, quando emagrecíamos com muita mais facilidade.
Confira abaixo as dicas fáceis do especialista para ajudar quem sofre com o metabolismo lento – sabotador das dietas e tentativas de emagrecer.
1. Beber bastante água

Corpo hidratado ajuda na queima de calorias, elimina toxinas, facilita o transporte de vitaminas e melhora a função intestinal. O ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia. E o melhor, tomar água gelada em jejum (ao acordar) acelera em 30% o nosso metabolismo.
2. Não pule as refeições

Emagrecer sem comer? Jamais! Além de prejudicar a saúde, ainda é ilusório quanto ao emagrecimento. De acordo com Leandro Gago, “o ideal é fracionar o que se come em 5 a 6 refeições ao dia, conforme orientação de seu médico nutrólogo ou nutricionista” O que realmente impactará na perda de peso corporal é a quantidade e a qualidade do que é ingerido”, explica o médico. Há, ainda, algumas outras estratégias nutricionais, como dietas low carb (pobres em carboidratos) e jejum intermitente, que devem ser avaliadas caso a caso com médico nutrólogo ou nutricionista.
3. Proteína

O médico explica que o consumo de proteína auxilia na hidratação do corpo, dá energia e ajuda na queima de calorias de forma mais rápida.
4. Não beba sucos industrializados

Eles têm açúcares em excesso e conservantes químicos, o que reduz o processo do metabolismo. De “saudável”, só têm a aparência. Opte pelos naturais.
5. Gorduras do bem

Todo organismo precisa do consumo de calorias. E comer regradamente gorduras saudáveis, insaturadas, como as presentes em peixes, certos tipos de óleo e castanhas, é bom para o corpo. “Deve-se evitar, no entanto, as gorduras saturadas e trans”, conta Leandro Gago.
6. Evite adoçantes (açúcar incluso)

Alguns adoçantes aumentam o apetite e, com isso, o organismo demanda mais carboidratos para o corpo. Dessa maneira o metabolismo se torna mais lento. Experimente a vida ao natural, vale à pena.
7. Consuma café

“O café possui uma substância rica em estimulante corporal: a cafeína. Ela acelera o metabolismo, aumentando a capacidade de queima de gorduras” afirma o especialista.
8. Pratique exercícios

Atividade física é essencial para acelerar o metabolismo. O especialista explica que para obter um melhor resultado, o indicado é combinar prática de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
9. Dormir bem

A quantidade de horas essenciais para cada pessoa dormir varia entre 6 e 8 horas. Mas, o que importa de fato é o descanso de cada corpo. Na falta dele, em um sono reduzido, o metabolismo da glicose é afetado, e se torna mais lento.
10. Relaxe

De acordo com Leandro Gago, relaxar diminui a liberação de cortisol, substância essa que é gerada no organismo quando o nível de estresse é elevado, atrapalhando o metabolismo e resultando em acúmulo de gordura.
Serviços:
Dr. Leandro Gago
Clínica Médica – Nutrologia – Acupuntura – Homeopatia
Endereço:
Catete: Largo do Machado, 39 – 2° andar – Sala 5.
Telefone: 2205-2303/ 98697-2506
Barra da Tijuca: Avenida das Américas, 3434, bloco 4, sala 412.
Telefone: 3437-3295/ 2434-2592/ 99913-1898
Comentários
Postar um comentário