10 motivos para consultar um nutrólogo

A Nutrologia é um dos ramos mais importantes da Medicina para a sociedade moderna. Como cada vez mais a nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da nossa saúde e no bem-estar, a preocupação com o que comemos e como ela se comporta no nosso organismo tem se tornado constante.

De acordo com o especialista em Nutrologia e acupunturista Leandro Gago, do Rio de Janeiro, este segmento tem importante papel de nos ajudar a melhorar a relação com as refeições e produtos que consumimos. Se você ainda não se convenceu de que consultar com um nutrólogo é uma excelente alternativa para cuidar da sua saúde, confira abaixo os 10 motivos que possivelmente te levarão a mudar de ideia.

1 - Tratar a obesidade 

Para pacientes que estão tratando questões relacionadas ao sobrepeso e a obesidade, a busca por uma consulta com um nutrólogo é uma excelente maneira de agir diretamente na causa do problema. Esse profissional, além das orientações dietéticas, é capaz de medicar e instruir o paciente sobre o melhor tratamento para controle do peso e dos sintomas dessas condições metabólicas.

2 - Tratar transtornos alimentares 

Segundo Leandro Gago, indivíduos que sofrem com transtornos alimentares diagnosticados, como a bulimia e a anorexia, também podem se beneficiar da consulta com um nutrólogo. Esse profissional pode auxiliar no tratamento das condições, sempre ao lado de um profissional de psiquiatria, para dar suporte nutricional ao paciente que precisa combater essas situações.

3 - Acompanhar atletas 

Atletas precisam de acompanhamento nutrológico regular, visto que suas atividades demandam um alto gasto de energia e consumo da proteína muscular. O nutrólogo é capaz de acompanhar de perto os atletas, orientando adequadamente a alimentação e a suplementação desses indivíduos, com foco na melhora no desempenho de na prevenção e tratamento de doenças.

4 - Reconhecer quem está sob maior risco e prevenir doenças 

O especialista em Nutrologia não é somente um profissional que atua no tratamento de doenças relacionadas com a alimentação. “Ele também é capaz de prevenir doenças naqueles que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento da mesma, auxiliando a melhorar a alimentação e outros hábitos de vida” esclarece o médico.

5 - Nutrologia na terceira idade 

Leandro Gago lembra que idosos também precisam de um acompanhamento detalhado da alimentação e da suplementação, visto que apresentam maior dificuldade de digestão e absorção de determinados alimentos e nutrientes. Além disso, os idosos têm dificuldade em ganhar massa muscular e facilidade em acumular gordura corporal. E, hoje, sabe-se que a musculatura esquelética não tem, apenas, uma função de sustentação e movimento do corpo, mas, também, de produzir substâncias que podem funcionar como verdadeiros hormônios, garantindo uma maior sobrevida. “O nutrólogo pode orientar e auxiliar esses pacientes na melhora dessas condições, gerando melhor qualidade de vida e prevenindo contra doenças crônico-degenerativas” afirma.

6 - Auxiliar pacientes a alcançar qualidade de vida 

Pacientes que se alimentam de maneira irregular têm mais chances de apresentar doenças crônicas, como hipertensão arterial, aumento de peso corporal e de lipídios no sangue e diabetes. Um nutrólogo, além de reconhecer os erros da dieta, é capaz de diagnosticar estas doenças e realizar o tratamento, seja através de modificações nutricionais, seja através de fármacos.

7 - Realizar avaliação da composição corporal 

“Para quem deseja conhecer sua composição corporal e atuar diretamente na melhora da qualidade de vida após a avaliação desses indicadores, pode contar também com o suporte do nutrólogo. Esse profissional é capacitado para realizar todos os exames e análises que permitem fechar um diagnóstico da composição corporal do paciente” afirma Leandro Gago.

8 - Tratar doenças crônicas 

Doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, hipertensão e aterosclerose, também podem ser acompanhadas e tratadas com a ajuda do nutrólogo, visto que boa parte desse tratamento é realizado com o ajuste nutricional e com o emprego de medicamentos, habilidades estas que tal profissional possui.

9 - Tratar doenças metabólicas 

“Doenças relacionadas com o metabolismo, como a doença celíaca, intolerância à lactose e outras similares, também podem ser tratadas com a ajuda do nutrólogo” esclarece o médico lembrando que além dos ajustes dietéticos, podem ser empregados medicamentos para melhorar os sintomas e influenciar na recuperação do paciente.

10 - Realizar avaliação nutricional 

O fechamento do diagnóstico nutricional de um paciente, que envolve não somente uma análise de sua alimentação, como também a avaliação da composição corporal e de seus exames complementares, também é realizada pelo nutrólogo. “Esse diagnóstico ajuda a tornar tratamentos mais eficientes e também a atuar na melhora da qualidade de vida” finaliza Gago.

Serviços: 

Dr. Leandro Gago

Clínica Médica – Nutrologia – Acupuntura – Homeopatia 


Catete: Largo do Machado, 39 – 2° andar – Sala 5.
Telefone: 2205-2303/ 98697-2506

Barra da Tijuca: Avenida das Américas, 3434, bloco 4, sala 412.
Telefone: 3437-3295/ 2434-2592/ 99913-1898

Comentários