Atualmente, recuperar um sorriso perdido é mais simples do que muitas pessoas imaginam. A prótese protocolo sobre implante, por exemplo, é uma das grandes opções para quem perdeu todos os seus dentes e deseja ter uma prótese fixa na arcada dentária, garantindo um belo sorriso todos os dias – e, claro, uma autoestima muito mais elevada.
De acordo com o cirurgião dentista Claudio Medeiros, da Clínica Odontológica Debret, no Rio de Janeiro, a prótese protocolo sobre implante é uma das inúmeras soluções em implantes dentários que existem atualmente e ganha destaque por proporcionar a seus usuários uma função mastigatória perfeita, tornando-se tão natural quanto uma arcada dentária original.
“Para que assuma tal naturalidade em seus usuários, esta prótese é parafusada e fixa, de modo camuflado, sobre um determinado número de implantes (mínimo de quatro na arcada inferior e seis na arcada superior). A prótese protocolo sobre implante conta com uma estrutura interna em titânio ou zircônio e é coberta por dentes de cerâmica” explica o especialista explicando que, além disso, a prótese ainda pode possuir detalhes em cerâmica rosa claro ou escuro, que simulam a gengiva ao redor dos dentes. Tudo para se assemelhar ao máximo com uma arcada dentária natural”.
Principais benefícios da prótese protocolo
De acordo com Medeiros, por ser uma prótese totalmente fixa, a protocolo possibilita uma perfeita função mastigatória, ocupando apenas o espaço onde originalmente ficava a arcada dentária que foi perdida. “Assim, ela permite que os pacientes se sintam como quando possuíam seus dentes naturais. Outro benefício interessante que a prótese protocolo pode oferecer é a fácil retirada, em caso de necessidade. “Por isso, esta prótese protocolo por implante é uma ótima opção para o paciente em questões funcionais, bem como pela qualidade de materiais utilizados” diz o especialista.
Prótese protocolo passo a passo: entenda o processo
Conforme foi citado anteriormente, a prótese protocolo sobre implante é parafusada em implantes previamente instalados, naqueles pacientes que perderam toda sua arcada dentária. Alguns destes podem apresentar reabsorção óssea – algo comum entre pessoas que perderam os dentes – e, se for o caso, se faz necessária a utilização de diferentes métodos, como o enxerto ósseo ou implantes zigomáticos, antes da implantação.
Então, após o processo de colocação dos implantes na boca do paciente, a instalação da prótese é iniciada. Assim como, se for necessária, a aplicação da gengiva artificial.
Três fases para implantação da prótese protocolo
Para colocação da prótese protocolo por implante costuma ser necessário três etapas: a cirúrgica, a reabertura e confecção da prótese.
Na fase cirúrgica, ocorre a colocação dos implantes. Ainda de acordo com Claudio Medeiros, a anestesia costuma ser local e o uso de outras medicações prévias fica a critério do profissional dentista responsável pelo procedimento e o pós-operatório, praticamente em todos os casos, é excelente e não resulta em complicações.
“A fase de reabertura costuma ocorrer de três a cinco meses após a fase cirúrgica. Isso porque é necessária uma boa cicatrização óssea ao redor dos implantes. Após a cicatrização, elementos protéticos são confeccionados. As próteses costumam levar de quatro a seis sessões para a execução e, geralmente, não envolvem complicações” finaliza o especialista.
Serviço:
Clínica Odontológica Debret – Reabilitação e Estética
Endereço: Rua Debret, 23 – Grupo 503 – Centro – Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2512-2625 / (21) 98662-1436
Instagram: @clinicadebret
www.clinicadebret.com.br
Comentários
Postar um comentário