Vantagens da plástica após cirurgia bariátrica


A eficácia da cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução do estômago, já é reconhecida como uma boa alternativa para o combate à obesidade mórbida, desde que tomados os devidos cuidados e a consciência dos possíveis riscos. O que nem todos sabem, porém, é que a realização da cirurgia plástica, também é importante neste processo de emagrecimento.

Com uma grande redução de massa corporal, ocorre uma perda da elasticidade da pele e, apesar da silhueta mais esguia, sobra normalmente grande quantidade de pele flácida. Segundo o cirurgião plástico Marcelo Moreira, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, se o grande volume cutâneo acumulado por todo o corpo do paciente não for removido, podem surgir infecções crônicas. “Além de comprometer a autoestima, o excesso de pele leva ao acúmulo de umidade nas dobras, o que pode provocar irritações, micoses e assaduras”, explica.

Por isso, quando a perda de peso já está estabilizada em torno de um ano e meio após a operação e o paciente já perdeu em média de 40 a 60 quilos, o ideal é procurar um cirurgião plástico para remover a gordura e pele residual, conforme cada caso.

“Uma das cirurgias mais solicitadas é a de mamas”, observa o cirurgião, mencionando o implante de silicone. “Como as mamas são compostas de tecido glandular e gorduroso, é comum ocorrer grande perda nesses locais, fazendo com que a pele fique mais flácida. As mulheres preferem tirar o excesso cutâneo e preencher com silicone”, revela Moreira.

Outra cirurgia bastante comum é a retirada da famosa flacidez do “tchauzinho”. De acordo com o cirurgião, essa área do braço é difícil de ser removida ou reduzida mesmo com exercícios localizados, como acontece também com as mamas.

Ambos os atos operatórios exigem, em média, um ou dois dias de internação, anestesia geral e costumam levar entre três e quatro horas. Geralmente a cicatrização ocorre mais devagar, mas tende a ser boa se seguido todas as orientações passadas pelo cirurgião.

Também se aconselha, além da intervenção cirúrgica, a utilização de cremes, massagens e tratamentos corporais, como a drenagem linfática, que auxilia na perda de líquidos e estimula o sistema linfático, podendo amenizar celulites e diminuir a circunferência da cintura.

E o desejo por soluções cirúrgicas não é exclusividade das mulheres. “Após a cirurgia para redução do estômago, os homens também nos procuram, principalmente para tratamento do abdome e do tórax”, revela Moreira, reforçando a tendência da constante preocupação com o corpo masculino. Cada vez mais, homens e mulheres querem se tornar mais atraentes e os avanços da cirurgia plástica prometem resultados cada vez mais eficazes.

Para potencializar os resultados da cirurgia, garantir sua saúde e ter melhor recuperação, procure manter o peso constante nos meses anteriores. Isso evita as alterações de forma corporal. Siga também uma dieta balanceada, que inclua frutas, verduras e vitaminas, que são importantes para um reestabelecimento pós-operatório completo.


Serviço:


Clínica de Cirurgia Plástica Marcelo Moreira

Endereço:
 Rua Barão de Lucena 48 / Sala 05 – Botafogo

Telefones: (21) 3208-2186 / (21) 99348-5978

www.marcelomoreira.med.br

Comentários