Dez exercícios para jovens e idosos fazerem em casa durante a quarentena


O ideal é fazer exercícios utilizando espaços do imóvel e objetos do dia a dia.



Uma rotina de atividades físicas traz diversos benefícios ao sistema imunológico, auxiliando no combate a doenças físicas e psicológicas. Assim, durante a quarentena, o ideal é fazer exercícios em casa utilizando os espaços do imóvel e objetos do dia a dia.
Quilos de alimento, mochilas com livros, cabos de vassoura, cordas e bolas, de maneira improvisada, podem servir como objetos que auxiliam nos exercícios feitos em casa, ensina o endocrinologista Danilo Mentrop, pós graduado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e especialista em performance humana.

Antes, durante e após o treino, Danilo orienta, é necessário manter a higiene tanto do corpo quanto dos ‘equipamentos’ que utilizar. Ele indica que as pessoas se alimentem de 30 a 60 minutos antes ou depois dos exercícios, e bebam de 100 a 200 ml de água também antes, durante e após. Recomenda ainda que usem roupas leves e tênis; e não utilizem acessórios como brincos, anéis e óculos, por exemplo.

Devido à pandemia do novo coronavírus, Danilo ensina ,no Instagram, por meio de stories, IGTV e lives, exercícios físicos que podem ser feitos em casa. Ele destaca que os exercícios são adaptáveis a todas as idades.

“Fazer exercício reduz estresse e depressão por meio da liberação de endorfinas, os chamados ‘hormônios da felicidade’, que relaxam a musculatura e promovem uma sensação de bem-estar. Tudo isso, ajuda no controle da ansiedade, por exemplo, doenças crônicas, cardiovasculares, colesterol, glicemia, reduz a pressão arterial. Fique em casa, mas não no sofá, faça atividades físicas também“, pontua o médico.


Benefícios para a saúde

Segundo o especialista, uma das premissas do treinamento físico é a individualidade biológica. Assim, cada pessoa reage de maneira diferente a uma mesma rotina de treino.

“Um individuo idoso não tem a mesma vitalidade de um jovem e vice versa, logo, cada classe tem que ter uma rotina de treino mensurada e adaptada às suas condições”, afirma Mentrop.

Ele destaca que os treinos de baixa e média intensidade são mais adequados, tendo em vista que não exigem um tempo de recuperação tão grande quanto um treino de alta intensidade.


Exercícios para jovens e idosos fazerem em casa:


Jovens





1 – alongamento dinâmico global (ativação do corpo).
2 – pular corda 5 vezes durante um minuto ou 30 segundos, dependendo do condicionamento físico de cada um.
3 – prancha + abdominal completo ou remador: três repetições de 30 segundos + 20 repetições.
4 – agachamento com peso do corpo + apoio de frente: três repetições de 20 segundos + 15 repetições.
5 – agachamento antero-posterior: três repetições de 15 segundos para cada perna.


Idosos




1 – alongamentos dinâmico global.
2 – sentar e levantar em um banco ou em uma cadeira: três repetições de 15 segundos.
3 – subidas em degraus de escada: três repetições de 15 segundos para cada perna.
4 – apoio de frente na parede: três repetições de 12 segundos.
5 – panturrilha no degrau da escada: três repetições de 15 segundos.
6 – caminhada dentro de casa: pelo menos 10 minutos.



Danilo Mentrop é pós-graduado em Endocrinologia e transformou seu corpo e sua vida para melhor. Decidiu que seu objetivo profissional, é ajudar as pessoas a alcançarem a mesma satisfação que conseguiu para si, um corpo ideal sem prejudicar a saúde. Além de fazer acompanhamento de atletas profissionais, de competição e de alto rendimento.

Participou de dois cursos de Metabologia do Esporte, ministrados pelo grande Dr. Hamilton Junqueira e recentemente por um curso de atualização em endocrinologia em Harvard.Atua principalmente na área de emagrecimento, definição e na de ganho de massa muscular.

Formação em medicina pela Universidade Iguaçu.
Pós-graduado em Endocrinologia pela IPEMED.
Curso de atualização em endocrinologia em Harvard.

Contato: @drdanilomentrop

(21)972128369












Comentários