Especialista esclarece o que está liberado na Dieta Low Carb


Você já deve ter ouvido falar que diminuir os carboidratos pode ser a chave para o sucesso no emagrecimento e que dietas assim oferecem um resultado mais rápido do que outras. Mas e o que você acharia se alguém dissesse que, aliado às proteínas, o consumo de gorduras poderia potencializar ainda mais a perda de peso? As dietas Low Carb/High Fat (termo que em português significa “pouco carboidrato/muita gordura”), também conhecidas como LCHF, estão fazendo cada vez mais sucesso. Para entender as vantagens da prática, a médica Fernanda Silva, do Instituto de Medicina Integrativa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, explica sobre o processo.

O que é?

De acordo com Fernanda Silva, é de suma importância reduzir o máximo possível de carboidrato para a dieta funcionar. “É esse nutriente que se transforma em glicose que, quando em excesso, vira tecido adiposo. Já a gordura não tem esse poder: não interfere em nada o nosso organismo, é uma espécie de energia limpa”, destaca a médica, explicando que é como se o organismo sofresse uma desintoxicação e reaprendesse a funcionar. Ainda segundo ela, o corpo percebe que não temos o combustível disponível o tempo todo na alimentação e que precisa usar os próprios estoques de energias. Apesar da diminuição drástica, a pessoa não corta completamente os carboidratos. O abacate, por exemplo, é uma fonte de gordura boa que também tem carboidratos, assim como as oleaginosas como castanhas, por exemplo.

Ganho de saciedade

Fernanda explica que um dos pontos desta dieta é que você come quando tem fome e fica saciada com muita facilidade. "No inicio, pode ser que a pessoa sinta mais fome, mas, conforme o passar do tempo, a regra de comer de três em três horas não vai mais fazer sentido". A especialista lembra que, como em qualquer dieta restritiva, isto é, que limita o consumo de determinados nutrientes, é necessário conversar com um profissional da área médica a fazer um check-up que não aponte problemas de saúde.



O que comer?


A médica indica que carnes de qualquer tipo estão liberadas, bem como peixes (evite o preparo empanado. Ovos de todas as formas (cozidos, fritos e em omeletes). Manteiga, óleos de oliva e coco, nata e creme de leite, bem como laticínios integrais e oleaginosas são permitidos. Frutas não são a opção mais requerida nesse esquema nutricional. Além do abacate, a profissional indica somente o consumo de frutas vermelhas, que têm pouco carboidrato.

É possível! Churrasco Saudável.


Fernanda diz que sim! Quer aproveitar o churrasquinho de domingo sem pesar a consciência? Existem receitas práticas, saborosas e super nutritivas para uma refeição à base de vegetais.

Anote aí!


Entre as opções, pimentões verdes, amarelos e vermelhos sem o miolo e sementes, cortados em pedações de 2,5cm; abobrinha cortada em pedaços de 1,5cm; tomates cortados ao meio; berinjela e cebola roxa fatiadas em anéis grossos; e cenoura fatiada em rodelas de 1cm. Frutas como abacaxi e banana são ótimas opções para a sobremesa, pois seu açúcar natural carameliza com o calor e intensifica o sabor doce.

Como fazer?

Para isso, basta colocar todos os legumes e verduras na parte alta da churrasqueira, e cozinhar até que fiquem macios e levemente dourados, virando uma vez. Os tomates e a abobrinha ficam cozidos em até seis minutos; a berinjela e a cebola, em cerca de oito minutos; a cenoura, em 10. "A dica é pincelar azeite temperado com ervas e pimenta para acrescentar mais sabor. Bananas podem ser assadas com casca e depois descascadas e temperadas com açúcar mascavo e pimenta. O abacaxi pode ser grelhado em rodelas ou inteiro, sem a casca" finaliza.

Serviço:

Instituto de Medicina Integrativa – Fernanda Silva

Endereço: Avenida das Américas, 500, bloco 11, sala 107/ Shopping Downtown.

Telefone: 3577-7932

Instagram:@drafernandasilvapaleo

Comentários