Braquioplastia: dê adeus à flacidez da famosa “gordura do tchauzinho”



Braquioplastia é a cirurgia que remodela o braço. É um tratamento para quem possui flacidez severa com excesso de pele e gordura nos braços. Geralmente isso acontece em pessoas que perderam muito peso (após reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica) ou em quem tem pré-disposição genética para flacidez, especialmente após os 50 anos.

Segundo o cirurgião plástico Marcelo Moreira, Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, este tipo de cirurgia é muito procurada e pode ser associada a uma lipoaspiração quando existir uma gordurinha extra na área. Ainda de acordo com o cirurgião, deve-se ter um cuidado minucioso no pré-operatório, já que um problema comum é em relação à cicatriz. “Devido à espessura de a pele ser muito fina e por estar localizada em uma região do corpo usualmente bastante movimentada, existe o risco da ferida se abrir alguns centímetros ou ter um alargamento” explica. Então, ficam proibidos movimentos bruscos com o braço, dirigir, exercícios físicos e exposição a raios solares até a alta cirúrgica.

Abaixo Marcelo Moreira responde algumas questões com relação a cirurgia:

1 – A cirurgia deixa cicatrizes?
Sim, que ficam posicionadas na face interna do braço, deixando-as mais escondidas. As cicatrizes passarão obrigatoriamente, por diversas fases até que se atinja a fase final de maturação.

2 – Algumas pacientes têm cicatrizes mais visíveis. Por que isso acontece?
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência deverá ser avaliada durante a consulta inicial, oportunidade em que lhe serão feitas perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara não tendem a sofrer esta complicação cicatricial hipertrófica. Cicatrizes de cirurgias anteriores ou mesmo acidentais, ajudam no prognóstico.

3 – No caso de novas variações no peso, o que pode acontecer com o resultado? 


Em casos de variações ponderais pós-cirurgia, além do processo de envelhecimento natural, pode haver um novo quadro de ptose braquial necessitando de nova cirurgia. Portanto é recomendável aos pacientes hábitos saudáveis de vida para evitar essas variações e manter o resultado cirúrgico por mais tempo.

4 – Quando posso voltar a realizar exercícios nos braços?
Exercícios aeróbicos que não envolvam os braços podem ser realizados dentro de um mês. Por outro lado exercícios que utilizem os braços, como por exemplo, a musculação, só podem ser realizados depois do 3° mês.

5- Há perigo nessa operação?
Raramente a cirurgia plástica de braquioplastia sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública.

6 – Qual é o tipo de anestesia utilizada e quando são retirados os pontos?
Anestesia geral a critério do anestesista e se existem outras cirurgias associadas. Os pontos são retirados em torno do oitavo ao décimo quinto dia.


Serviços:

Clínica de Cirurgia Plástica Marcelo Moreira

Rua Barão de Lucena 48 / Sala 05 – Botafogo - Rio de Janeiro

Tels: 21. 32082186 – 99345978

www.marcelomoreira.med.br

Comentários