Quatorze tipos de câncer estão associados à obesidade



Foi realizado no Brasil um estudo inédito que confirmou que a obesidade e o excesso de peso estão associados ao aumento do risco de vários tipos de cânceres: o de mama na pós-menopausa, o de cólon e reto, de útero, da vesícula biliar, do rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea), esôfago, pâncreas, estômago e tireoide. A pesquisa foi feita pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados sobre obesidade foram obtidos do censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nos anos de 2002 e 2013, em todos os Estados brasileiros. No ano de 2002, 40% da população se encontrava com excesso de peso ou com obesidade. Em 2013, este número subiu para aproximadamente 60%. O IMC (Índice de Massa Corporal) avalia o peso em relação à altura. O cálculo indica se a pessoa está ou não dentro do peso ideal para os padrões estabelecidos para uma vida saudável. Estar fora do peso, abaixo ou acima, influencia na saúde, aumentando o risco de várias doenças, como a desnutrição, AVC, infarto e predisposição para o desenvolvimento de câncer.


A diferença entre o excesso de peso e a obesidade está de acordo com o grau de acumulação de gordura no corpo. O excesso de gordura acontece quando a pessoa está entre 10% e 20% acima do peso normal, ou seja, na tabela do IMC, ela pontua entre 25 e 30. Já a obesidade acontece quando o peso está superior a 20% do peso ideal, com IMC igual ou superior a 30.

De acordo com dados da pesquisa da USP, a maioria dos casos de câncer relacionados com o excesso de peso e obesidade que atingiram mulheres foram de mama (5 mil), colo do útero (2 mil) e cólon (700). Nos homens, a incidência maior foi o câncer de cólon (1 mil), de próstata (900) e fígado (650). Os Estados brasileiros com maior número de pessoas com a doença associada ao excesso de peso foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Estima-se que, em 2012, cerca de 10 mil casos de câncer em mulheres e 5 mil em homens foram atribuídos ao excesso de peso e à obesidade.

De acordo com onco ortopedista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), Marcelo Bragança, a obesidade é o segundo principal fator de risco para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo. “A obesidade aumenta o risco do paciente desenvolver um tumor maligno durante a vida porque aumenta a circulação de mediadores inflamatórios e a secreção de insulina, que estimulam a multiplicação celular e o surgimento do câncer, relata.

Considerando as projeções feitas pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, devido ao envelhecimento populacional, existe uma previsão de que o número de novos casos de câncer passe de 430 mil em 2012 para 640 mil em 2025. Valendo-se dessas informações, estima-se que aproximadamente 29 mil novos casos de câncer que ocorrerão em 2025 (5% do total de casos) estarão associados ao excesso de peso e à obesidade.

Ainda segundo Bragança, não era segredo que o excesso de peso e a obesidade vinham aumentando consideravelmente no Brasil, no entanto, a magnitude de casos de câncer relacionados a esse aumento se mostrou alarmante. Caso esse problema não seja enfrentado com a seriedade necessária (como o controle do tabagismo), é apenas uma questão de tempo para que o excesso de peso se transforme na principal causa de câncer no Brasil. Um IMC maior que 22 já está associado a um risco aumentado para neoplasias malignas.

Para Marcelo Bragança, uma alimentação saudável e vida ativa são fatores primordiais para combater a obesidade. “A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento do câncer que pode ser modificado através de atividade física e reeducação alimentar. Estudos científicos comprovam que a atividade física regular reduz o risco de desenvolvimento de câncer”, finaliza. 

Serviço:

Dr. Marcelo Bragança

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, sala 1026 – Botafogo.

Telefone: (21) 3239-5000

www.oncoortopedia.com.br


Comentários