Microagulhamento: para que serve?



Você provavelmente já ouviu falar sobre microagulhamento, uma técnica que utiliza um rolo manual, chamado Roller, com cerca de 200 agulhas que possuem diferentes tamanhos. Elas se inserem na pele ajudando na produção de colágeno – sem que provoque a desepitelização total da pele, diferente de ácidos. Segundo a dermatologista Fernanda Sanchez, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia- RJ, o tratamento é indicado para pessoas com flacidez tissular, rugas, cicatrizes atróficas, cicatrizes de acne, estrias, linhas de expressão e também melasma, bem como pode ser usado em fototipos altos.

Como funciona?
Fernanda Sanchez explica que primeiramente é feita uma higienização e assepsia da pele. “Depois, escolhemos a agulha a ser utilizada de acordo com o tratamento proposto. O Roller é passado na pele nas quatro direções (vertical, horizontal, diagonal direita e esquerda), cinco vezes cada. Durante o microagulhamento, utilizamos um cosmético apropriado para o tipo de pele e tratamento”, diz.

A dermatologista destaca que, no caso específico de tratamento para o rosto, após a antissepsia da pele e aplicação de creme anestésico, é feita a aplicação em várias passadas em toda a face. “De acordo com a necessidade, são utilizadas agulhas de diferentes tamanhos: para lesões superficiais, agulhas menores; para lesões profundas como cicatrizes, agulhas longas”, explica.

“Após o procedimento, há inchaço de leve a moderado, e vermelhidão na pele que varia de acordo com a intensidade da aplicação. A recuperação costuma ser mais rápida em comparação ao laser”, acrescenta.

O procedimento dói?
A dor é sempre relativa. Mas, de forma geral, Fernanda diz que, no caso de agulhas com comprimento de 0,2 a 0,3, a dor é bem tolerável. “Para agulhas acima de 0,5, os pacientes relatam dor”, diz.

A especialista ressalta ainda que, se houver a aplicação de pomada anestésica de alta potência ou anestesia local injetável, o microagulhamento torna-se um procedimento muito tolerado, mesmo quando feito de forma mais intensa. “Importante enfatizar que somente médicos têm autorização para aplicação de pomada anestésica de alta potência ou anestesia local injetável”, esclarece.


Cuidados antes e depois do microagulhamento
Os principais cuidados antes do procedimento são:

· Deve ser realizada uma avaliação para indicar o melhor tratamento a ser feito com o microagulhamento;

· É indicado que a paciente suspenda pelo menos três dias antes o uso de qualquer tipo de ácido que esteja usando para evitar possíveis quadros alérgicos;

· É necessário realizar uma boa limpeza de pele;

· É indicado ainda ingerir vitamina C, pois ela auxilia na produção de colágeno.

Depois do procedimento, as orientações básicas são:

· Não utilizar protetor solar e maquiagem por pelo menos 24hs;

· Não se expor ao sol durante o processo inflamatório (três a cinco dias após);

· Evitar contato com animais e mãos sujas na região tratada, prevenindo assim o risco de contaminação;

· Utilizar produtos com autorização do profissional que realizou o tratamento, para melhores resultados.

Contra indicações
Esta técnica está contra indicada nos casos de cicatrizes com queloide, doença vascular, distúrbio hemorrágico, diabetes, uso de anticoagulantes, câncer de pele, alergia ao metal, ceratose solar, verrugas, infecção cutânea, pele sensível, gravidez, acne, herpes ativa, rosácea ativa, pele queimada do sol, uso de Roacutan inferior a 6 meses (a pele está fina e reativa).

“Para garantir maior sucesso no tratamento e nos cuidados gerais com a beleza da pele, o microagulhamento deve ainda ser associado com uma alimentação rica em proteínas (que ajudam a estimular a formação de colágeno na pele), com a proteção solar diária (usando protetor com FPS acima de 30) e com o consumo adequado de líquidos (especialmente água). Quem fuma deve se esforçar ao máximo para parar, pois este é um hábito totalmente destrutivo para a beleza e a saúde de uma forma geral”, finaliza a dermatologista.

Serviços:
Clínica Dermatológica Dra. Fernanda Sanchez
Endereço: Avenida João Cabral de Melo Neto, 850 – S/201 (3° andar – bloco 2) – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3566-0722/ 99612-5094
Site: www.fernandasanchez.com.br

Comentários