Dieta paleolítica: o que é, o que comer e o que evitar.



Num mundo onde quase todos querem emagrecer, uma dieta vem ganhando espaço e se tornando uma das queridinhas nos consultórios de nutrologia: é a dieta paleolítica. Baseada em comer o que nossos ancestrais consumiam há dezenas de milhares de anos, sugere a ingestão de alguns alimentos como, por exemplo, carne, peixe, frutos e vegetais, sem a existência de cereais, legumes e leguminosas, laticínios, sal e açúcar branco.

De acordo com a médica Fernanda Silva, especialista em Anti- Aging e Performance Humana, o método tem a ver com alguns princípios da medicina darwiniana, que afirma que geneticamente o ser humano está adaptado para se alimentar como seus ancestrais. “Alguns estudos afirmam que nosso organismo é formado para se manter e desenvolver basicamente com alguns alimentos que eram consumidos no início da evolução humana. Durante 99,5% do período evolutivo de nossa espécie, os carboidratos mais simples estiveram virtualmente ausentes da dieta humana. E para completar, é notório que, após passar o cultivar e consumir alimentos artificias, houve um declínio na qualidade da saúde do homem”, explica a especialista.

Por ter uma ligação com a genética humana, os benefícios da dieta paleolítica são os melhores possíveis como, por exemplo, a perda de peso, melhora do colesterol no sangue, redução de dor em doenças autoimunes, etc. Mas se engana que acha que os bons resultados vêm sem esforço.

“A orientação para quem adota esse tipo de dieta é evitar alimentos industrializados e adotar um cardápio mais raiz possível. Massas e carboidratos são extremamente proibidos. Ir à contramão da indústria alimentícia e evitar seus alimentos cheios de carboidratos, conservantes e aditivos químicos é fundamental para obter saúde”, aconselha Fernanda Silva, acrescentando que apesar de nutricional e saudável é preciso foco e disciplina para incluir a dieta no dia a dia.

“Devemos ter em mente que a dieta paleolítica é mais do que uma dieta, ela se torna um lifestyle, pois não existe uma quantidade a ser considerada, mas, sim, a restrição de certos alimentos”, finaliza.

Serviços:

Dra Fernanda Silva - Medicina Integrada

Avenida das Américas, 500, bloco 06 - sala 312 - Shopping Downtown

Telefone: 3577-7932


Comentários