Pacientes bariátricos x Álcool: entenda do assunto



Ao contrário do que muitos pensam o problema do álcool em relação à cirurgia bariátrica, não está relacionado ao mero reganho de peso ou apenas ao que se refere em termos de tendência ao alcoolismo, o que, por si só, já seria o suficiente para se demonstrar um elemento bastante preocupante.

Na verdade, o grande problema do organismo do operado, pior do que a habitualidade, do que a tendência ao próprio alcoolismo, é a perda da capacidade de filtragem.

De acordo com o cirurgião Guilherme Cotta, o estômago, nesta nova condição, já não produz suco gástrico com a mesma intensidade, deixa de ter a mesma capacidade de filtragem de antes, além do fato se encontrar em uma condição de redução.

“Nessas condições, o álcool passa literalmente "voando" pelo estômago, sem processamento e é jogado diretamente na corrente sanguínea, ao passo que, para quem sofreu os efeitos de um fígado doente, tudo isso é efeito potencializador de doenças como cirrose, e até câncer, ou seja, efeitos letais ao organismo. E essa sim, é uma questão que poucos conhecem e que muitos médicos deixam de advertir”, afirma Cotta.

O tema inclusive é objeto de uma das reuniões de pacientes promovidos pela Clínica do cirurgião onde pacientes operados debatem diversos assuntos. Ainda segundo o cirurgião Guilherme Cotta, quanto a este assunto pode-se extrair as seguintes conclusões:

* Quem opera e bebe tem de 3 a 4x mais chances de se tornar um alcoólatra;
* Quem opera mesmo bebendo 1/4 daquilo que bebe uma pessoa normal, tem de 3 a 4x mais chances de desenvolver doenças como hepatite, cirrose e câncer.

Motivos:

* No organismo do operado, o álcool chega mais rápido a corrente sanguínea, e por isso, atinge mais rápido as áreas de estímulo cerebrais ligadas ao prazer intensificadas pela bebida. Logo, estimula o ápice do prazer, e, por consequência, o vício do alcoolismo é potencializado de forma mais intensa.


* No que tange as agressões fisiológicas, álcool em organismo de operado representa diminuição da produção de suco gástrico, e, por isso, pouca capacidade de absorção e processamento... Estômago reduzido + intestino reduzido jogam todo álcool na corrente sanguínea, sem filtragem. Resultado: absurda agressão ao fígado, maiores chances de cirrose e até Câncer. Ou seja, efeitos devastadores no organismo.

Serviços:


CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR GUILHERME COTTA-

CIRURGIA GERAL, BARIÁTRICA E VIDEOLAPAROSCOPIA

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 445, sala 705 – Humaitá-RJ

Telefones:(21) 3597-2866 / (21) 2527-2866 / (21) 2527-1574 / (21) 98187-8187

guilhermelcp1@me.com
consultoriomarcacaogc@gmail.com



Comentários