CIRURGIÃO BRASILEIRO PARTICIPA NA FLORIDA DE WORKSHOP SOBRE CIRURGIA ABDOMINAL ROBÓTICA




O Cirurgião Guilherme Cotta, da Rede D'Or, participa dias 30 e 1° de dezembro do Robotic Abdominal-Wall Sugery Course, no Florida Hospital Niccholson - Center, nos Estados Unidos, que abordará a realização de cirurgias de todos os tipos de hérnias da parede abdominal através da robótica. 

O Niccholson Center é uma das maiores referências para o aprendizado na área de robótica mundialmente. O evento será dedicado apenas as hérnias, mas serão abordadas também as correções de hérnias pós bariátricas.

O sistema cirúrgico robótico faz parte dos projetos de medicina de ponta em cirurgias de alta complexidade possibilitando a realização de cirurgias minimamente invasivas, assistidas por robô para o tratamento de diversas patologias.

Com visão de alta definição em 3D, braços mecânicos eliminam possibilidades de tremor, pois reproduzem com precisão os movimentos do cirurgião de uma maneira mais delicada, harmônica e muito estável.

“O robô se mostra mais vantajoso por permitir ao cirurgião o controle da imagem, pois exibe o que ele quer ver no momento, sem depender de um terceiro indivíduo, que auxiliaria no movimento da câmera, como acontece em uma cirurgia comum de laparoscopia, por exemplo”, explica Guilherme Cotta.

A técnica já é amplamente disseminada no mundo e, em alguns hospitais brasileiros, sendo que é uma novidade no país a cirurgia robótica na intervenção de todos os tipos de hérnias da parede abdominal.



Comentários